sexta-feira, fevereiro 08, 2008

Comentário do dia

Comentário do Dia – 8 de Fevereiro de 2008

Negócios e Coincidências

Em 1984 por contrato para a construção da ponte Vasco da Gama, foi pelo então ministro das Obras Públicas Eng. Ferreira do Amaral do governo do PSD de Cavaco Silva, dado á Lusoponte, empresa que iria construir essa dita ponte, o exclusivo da exploração das ligações rodoviárias sobre o rio Tejo desde Vila Franca de Xira até á foz do mesmo rio.

Coincidência ou não e por muito curioso que pareça, o mesmo Eng. Ferreira do Amaral é o actual Presidente da empresa Lusoponte. Não haverá provavelmente nenhuma ilegalidade por este facto mas a coincidência é mais que evidente e quanto a mim é caso para sublinhar.

Não sei se a Lusoponte presidida pelo ilustre Eng. Ferreira do Amaral financiou ou não o estudo feito por uma distinta instituição da nossa praça para justificar a construção do novo aeroporto em Alcochete na margem sul do Tejo, mas o que é verdade é que alguns dos financiadores preferiram que se mantivesse como secreto. O PSD mexe-se e tenta mover toda a sua influência para que o novo aeroporto de Lisboa se venha a construir na margem sul do Tejo.

Se assim for, como aliás este corajoso governo do PS já decidiu, bons benefícios trará para a Lusoponte com enorme aumento de tráfego rodoviário de e para a margem sul. Se como está prevista a construção de uma nova ponte sobre o Tejo, será que a Lusoponte tomará uma posição de birra negocial e dirá :Não faço nova ponte, não deixo fazer e o mais grave de tudo é que possam exigir ser indemnizados.

Para mim, fico na “bestial” dúvida em saber onde acaba o poder político e começa a área obscura do poder dos negócios chorudos.

Manuel Poças

Secção de Alcântara

Sem comentários: