sábado, fevereiro 02, 2008

Comentário do dia

Comentário do Dia – 1 de Fevereiro de 2008

www.lisboa.ps.pt

Votar para construir o futuro.

Os partidos são instituições que se querem abertas, participadas, construtivas mas sobretudo democráticas. As respectivas eleições internas a nível local podem parecer irrelevantes para o cidadão comum e alheado da participação cívica mas na realidade são as oportunidades práticas para agir e marcar a diferença pela positiva. Ser militante de um partido é marcar essa diferença. Reunir com camaradas, preparar programas e propostas, debater ideias e projectos são tarefas que consomem tempo, energia e dedicação que merece reconhecimento. O primeiro reconhecimento deveria ser a participação de todos os camaradas nas votações cujo resultado tem mais importância do que muitas vezes podemos imaginar.

Pensar que ficar alheio aos processos de decisão eleitoral é uma boa forma de penalizar este ou aquele candidato ou mesmo emitir um voto de reprovação implícito à direcção da instituição é apenas uma expressão de inércia pessoal e de autojustificação comodista de uma passividade que tem consequências. A mais evidente dessas consequências é deixarmos que outros decidam por nós, que outros interpretem uma omissão como lhes for conveniente ou simplesmente deixar esmorecer em nós a convicção de que somos protagonistas na nossa vida e do nosso destino colectivo.

O direito a criar o nosso futuro deve ser uma luta de cada um de nós e os partidos políticos são um dos instrumentos que usamos para criar melhores condições de vida em sociedade. O Partido Socialista atravessa neste momento grandes desafios e os resultados das eleições locais em Lisboa vão dar sinais de como queremos abordar esses desafios. Em 2009 vamos ter eleições europeias, legislativas e autárquicas. Portanto, votar nos próximos actos eleitorais internos, a 7 de Março de 2008, é um acto pessoal da maior importância. Estaremos a escolher o Partido Socialista que nos deverá permitir construir o futuro e não apenas imaginá-lo.

É minha convicção que o maior contributo que os líderes podem dar para as suas instituições são exemplos de trabalho, de exercício de actividades de liderança e outras formas de comunicar valores e visões inspiradoras de práticas honestas, confiáveis e éticas que se constituam como as pontes para o futuro que todos desejamos. Ter o privilégio de escolher os protagonistas do nosso futuro próximo obriga-nos a encarar estas escolhas de forma séria, ponderada e responsável pois com as nossas escolhas estamos também a definir-nos a nós próprios. Ou seja, está em causa a equipa de camaradas que nos vai representar em muitas ocasiões e nesse sentido delegamos nessa equipa uma parte de nós próprios da qual temos e queremos continuar a ter orgulho: a militância e participação cívica no Partido Socialista.


António Sousa Mendes

Secção de Alvalade

1 comentário:

Gustavo Gouveia disse...

Como diz o meu amigo Boavida "Decisions are made by those that show up"
Gosto da postura. Ou pelo menos foi com ela e as as mesmas convicções que me meti na politica...