quinta-feira, agosto 21, 2008

Veto presidencial

Lamentável o “veto político” ao novo regime jurídico do divórcio. Temos um presidente em rota de ruptura com a maioria parlamentar, preso a concepções passadas, procurando agradar a sectores ultra conservadores que representam o passado e não o futuro de Portugal. Desenganem-se portanto aqueles que esperavam um Cavaco colaborante até final do mandato presidencial. O divórcio entre ambas as partes está eminente.

domingo, agosto 10, 2008

Silly Season

O PSD conseguiu demonstrar a razão pela qual esta altura do ano é denominada silly season, na semana que agora finda. Desta vez através do vice-presidente António Borges que, à falta de vontade e paciência da líder para estas coisas (menores ?!) de entrevistas e difusão de alternativas governativas, vai tentando preencher o vazio. À falta de outras ideias, retirou da gaveta a hipótese de avançar com a privatização da CGD, proposta que, mais uma vez, não recebeu consenso nem no próprio PSD. Aliás, a própria líder tinha refutado essa ideia no período pré-eleitoral interno. Se recordarmos a antagonia também em relação à redução dos impostos, chegamos à conclusão que as incoerências entre ambos continuam a acumular-se.
Se bem que neste caso consegue-se vislumbrar o piscar de olho aos mais liberais dentro e fora do partido, tanto que a abertura de capital a accionistas privados de uma empresa com lucros sempre em crescendo, superiores a 900 milhões de euros em 2007, abre o apetite a muito boa gente.

E se dúvidas houvesse da importância da detenção da CGD pelo accionista Estado, vem o seu Presidente do Conselho de Administração, Faria de Oliveira, destacado militante social-democrata, afirmar exactamente o contrário, antes desempenhando um papel importante na defesa de centros de decisão nacionais, e defendendo os interesses das empresas portugueses e dos seus empresários.

A azia deve ser tanta que levou à recusa da ida de Ferreira Leite à Festa do Pontal, marca da reentré política do PSD, numa medida tão inovadora quanto reveladora das tentativas de distanciamento da mesma do PPD/PSD que tenta a todo o custo meter na gaveta...